Como contratar um Plano de Saúde Empresarial?

Contratar um plano de saúde empresarial é uma decisão que pode trazer benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores.
Com a crescente preocupação com o bem-estar dos funcionários e a busca por um ambiente de trabalho saudável, o benefício é a solução ideal para essa demanda.
Neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e como contratar um plano de saúde empresarial.
Boa leitura!
O plano de saúde empresarial (ou seguro saúde empresarial) é um benefício que proporciona acesso a serviços médicos e hospitalares aos colaboradores de uma empresa.
Ao contrário dos planos individuais, em que cada pessoa contrata seu próprio serviço, este modelo é assegurado pela empresa e pode oferecer condições mais vantajosas — em preço e em cobertura.
Isso acontece porque o plano empresarial é uma contratação coletiva e tende a ser mais econômico devido ao número de beneficiários — o preço do serviço é calculado pela quantidade de pessoas que possuem no grupo multiplicado pelo valor de cada pessoa. Os valores por pessoa podem ser dados por faixa etária (variando conforme a idade) ou através de um custo médio único para todas as pessoas, independente da idade.
Os planos de saúde empresariais funcionam de maneira similar aos individuais. No geral, o que muda é a forma de contratação e os acordos estabelecidos para atender a todos os colaboradores cobertos pelo serviço.
Conheça as características do plano de saúde empresarial:
Pequenas e Médias Empresas (PMEs) podem ter acesso a pacotes especiais e mais acessíveis, de acordo com a necessidade do seu negócio.
As grandes empresas conseguem ter um maior poder de negociação, já que possuem um grande número de beneficiários.
Outro detalhe importante é que empresas com 30 vidas ou mais (considerando os dependentes) possuem o benefício de adquirir um plano de saúde sem carência.
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O plano de saúde empresarial é um dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores. Por isso, oferecer esse serviço pode servir para atrair e reter profissionais mais qualificados.
Esse benefício também pode contribuir com a redução da rotatividade dentro da empresa, já que aumenta a satisfação dos funcionários e a sensação de segurança e cuidado.
Os planos empresariais tendem a ser mais econômicos, visto que os colaboradores pagam menos do que por um plano individual e têm acesso a uma cobertura mais ampla.
Além disso, colaboradores saudáveis e satisfeitos com o trabalho tendem a apresentar bons resultados em suas atividades profissionais, melhorando o desempenho da empresa.
A contratação de um plano de saúde empresarial envolve algumas etapas importantes para a garantia da qualidade do serviço contratado.
Veja o passo a passo para contratar um plano de saúde para sua empresa:
O primeiro passo é entender qual o perfil dos colaboradores e quais as necessidades de saúde da equipe.
Para isso, faça uma análise considerando fatores como:
Esse levantamento vai ajudar a identificar quais tipos de cobertura são mais indicados.
Com as necessidades mapeadas, é hora de pesquisar as opções de serviços no mercado. Compare diferentes corretoras e planos de saúde para encontrar as melhores soluções.
Para uma tomada de decisão segura, é necessário:
O próximo passo é avaliar as propostas e cotações de diferentes planos e corretoras, com o objetivo de comparar os preços e as condições oferecidas.
Esse é o momento indicado para negociar valores e condições mais vantajosas, para garantir a contratação de um plano de saúde completo e acessível para a empresa.
Antes de fechar o contrato, é importante analisar todas as cláusulas do acordo para evitar problemas com a prestação do serviço. Alguns dos pontos mais importantes são:
É a hora de reunir toda a documentação necessária e seguir com os procedimentos estabelecidos pela corretora.
Logo após, é importante informar aos colaboradores como usar o novo benefício.
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Para contratar um plano de saúde empresarial sem riscos e imprevistos, é necessário avaliar alguns pontos importantes.
Veja quais tópicos merecem sua atenção:
Os planos de saúde empresariais são regulamentados através de algumas diretrizes, como:
É importante que sua empresa conheça essas regulamentações para assegurar a conformidade e a proteção dos colaboradores.
Os reajustes nos planos de saúde empresariais são calculados com base em diversos fatores, incluindo a sinistralidade, que é a relação entre o valor pago em prêmios e o valor gasto em serviços de saúde.
Entender como a sinistralidade impacta os reajustes ajuda a empresa a prever aumentos e negociar melhores condições.
A sinistralidade pode ser analisada de forma individual, ou seja, nesse cenário a operadora analisa a empresa individualmente. Outra situação é o reajuste via carteira, ou pool, onde a operadora analisa a sinistralidade de um grupo de empresas em conjunto. Esse segundo cenário, tende a diversificar mais o risco, evitando altos índices de reajuste.
Avaliações periódicas do plano de saúde contratado são importantes para garantir a relevância do serviço para os colaboradores.
Algumas informações que devem ser avaliadas são:
A carência contratual é o período em que os beneficiários não podem utilizar algumas coberturas do plano. Por exemplo: procedimentos complexos podem estar disponíveis apenas três meses após a contratação do seguro saúde empresarial.
É importante explicar claramente como ela funciona para os colaboradores, garantindo que todos estejam cientes das limitações temporárias e possam planejar o uso dos serviços de saúde de acordo com essas regras.
Além disso, se o contrato tiver menos de 30 vidas, as pessoas podem estar sujeitas a receber uma carência de 24 meses para doenças pré existentes (no mercado, isso é chamado de Cobertura Parcial Temporária, ou CPT).
A decisão de contratar um plano de saúde empresarial é estratégica para promover o bem-estar dos colaboradores e fortalecer a imagem da empresa.
Ao longo deste artigo, você conheceu todos os aspectos importantes para entender e implementar um seguro saúde empresarial de qualidade.
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