Plano de saúde empresarial

Como contratar um Plano de Saúde Empresarial?

Lupa sobre ícones médicos

Contratar um plano de saúde empresarial é uma decisão que pode trazer benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Com a crescente preocupação com o bem-estar dos funcionários e a busca por um ambiente de trabalho saudável, o benefício é a solução ideal para essa demanda.

Neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e como contratar um plano de saúde empresarial.

Boa leitura!

O que é um plano de saúde empresarial?

O plano de saúde empresarial (ou seguro saúde empresarial) é um benefício que proporciona acesso a serviços médicos e hospitalares aos colaboradores de uma empresa.

Ao contrário dos planos individuais, em que cada pessoa contrata seu próprio serviço, este modelo é assegurado pela empresa e pode oferecer condições mais vantajosas — em preço e em cobertura.

Isso acontece porque o plano empresarial é uma contratação coletiva e tende a ser mais econômico devido ao número de beneficiários — o preço do serviço é calculado pela quantidade de pessoas que possuem no grupo multiplicado pelo valor de cada pessoa. Os valores por pessoa podem ser dados por faixa etária (variando conforme a idade) ou através de um custo médio único para todas as pessoas, independente da idade.

Funcionamento do plano de saúde empresarial

Os planos de saúde empresariais funcionam de maneira similar aos individuais. No geral, o que muda é a forma de contratação e os acordos estabelecidos para atender a todos os colaboradores cobertos pelo serviço.

Conheça as características do plano de saúde empresarial:

  • Planos empresariais contam com modalidades ambulatoriais, hospitalares, odontológicas ou completas;
  • A cobertura pode ser regional ou nacional, garantindo atendimento em diferentes localidades conforme a necessidade dos colaboradores;
  • Alguns serviços adicionais podem ser incluídos, como exames laboratoriais, atendimentos de urgência, psicoterapia e programas de prevenção de doenças;
  • A contratação é feita com co-participação (o colaborador paga uma parte do valor dos serviços utilizados) ou sem co-participação (todos os custos são cobertos pela operadora de saúde).

Pequenas e Médias Empresas (PMEs) podem ter acesso a pacotes especiais e mais acessíveis, de acordo com a necessidade do seu negócio.

As grandes empresas conseguem ter um maior poder de negociação, já que possuem um grande número de beneficiários.

Outro detalhe importante é que empresas com 30 vidas ou mais (considerando os dependentes) possuem o benefício de adquirir um plano de saúde sem carência.

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Por que sua empresa precisa de um plano de saúde empresarial?

O plano de saúde empresarial é um dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores. Por isso, oferecer esse serviço pode servir para atrair e reter profissionais mais qualificados.

Esse benefício também pode contribuir com a redução da rotatividade dentro da empresa, já que aumenta a satisfação dos funcionários e a sensação de segurança e cuidado.

Os planos empresariais tendem a ser mais econômicos, visto que os colaboradores pagam menos do que por um plano individual e têm acesso a uma cobertura mais ampla.

Além disso, colaboradores saudáveis e satisfeitos com o trabalho tendem a apresentar bons resultados em suas atividades profissionais, melhorando o desempenho da empresa.

Passo a passo para contratar um plano de saúde empresarial 

A contratação de um plano de saúde empresarial envolve algumas etapas importantes para a garantia da qualidade do serviço contratado.

Veja o passo a passo para contratar um plano de saúde para sua empresa:

Avaliação das necessidades da empresa

O primeiro passo é entender qual o perfil dos colaboradores e quais as necessidades de saúde da equipe.

Para isso, faça uma análise considerando fatores como:

  • Idade;
  • Histórico de saúde;
  • Preferências e/ou necessidades dos funcionários.
  • Região onde as pessoas residem.
  • Níveis hierárquicos dentro das empresas.

Esse levantamento vai ajudar a identificar quais tipos de cobertura são mais indicados.

Pesquisa de mercado

Com as necessidades mapeadas, é hora de pesquisar as opções de serviços no mercado. Compare diferentes corretoras e planos de saúde para encontrar as melhores soluções.

Para uma tomada de decisão segura, é necessário:

  • Avaliar o histórico, a reputação e os serviços oferecidos pelas corretoras;
  • Adotar critérios como abrangência de cobertura, rede credenciada e atendimento ao cliente.

Orçamento e negociação

O próximo passo é avaliar as propostas e cotações de diferentes planos e corretoras, com o objetivo de comparar os preços e as condições oferecidas

Esse é o momento indicado para negociar valores e condições mais vantajosas, para garantir a contratação de um plano de saúde completo e acessível para a empresa.

Análise das condições contratuais

Antes de fechar o contrato, é importante analisar todas as cláusulas do acordo para evitar problemas com a prestação do serviço. Alguns dos pontos mais importantes são:

  • Os benefícios oferecidos;
  • O período de carência;
  • As exclusões.
  • Tempo de vigência do contrato.
  • Forma de reajuste anual.

Processo de adesão

É a hora de reunir toda a documentação necessária e seguir com os procedimentos estabelecidos pela corretora.

Logo após, é importante informar aos colaboradores como usar o novo benefício.

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Considerações importantes ao contratar um plano de saúde empresarial

Para contratar um plano de saúde empresarial sem riscos e imprevistos, é necessário avaliar alguns pontos importantes.

Veja quais tópicos merecem sua atenção:

Regulamentação e legislação

Os planos de saúde empresariais são regulamentados através de algumas diretrizes, como:

É importante que sua empresa conheça essas regulamentações para assegurar a conformidade e a proteção dos colaboradores.

Critérios de reajuste e sinistralidade

Os reajustes nos planos de saúde empresariais são calculados com base em diversos fatores, incluindo a sinistralidade, que é a relação entre o valor pago em prêmios e o valor gasto em serviços de saúde. 

Entender como a sinistralidade impacta os reajustes ajuda a empresa a prever aumentos e negociar melhores condições.

A sinistralidade pode ser analisada de forma individual, ou seja, nesse cenário a operadora analisa a empresa individualmente. Outra situação é o reajuste via carteira, ou pool, onde a operadora analisa a sinistralidade de um grupo de empresas em conjunto. Esse segundo cenário, tende a diversificar mais o risco, evitando altos índices de reajuste.

Avaliação periódica do plano

Avaliações periódicas do plano de saúde contratado são importantes para garantir a relevância do serviço para os colaboradores. 

Algumas informações que devem ser avaliadas são:

  • Coberturas oferecidas;
  • Praticidade para utilização dos serviços;
  • Feedbacks dos colaboradores;

Carência contratual

A carência contratual é o período em que os beneficiários não podem utilizar algumas coberturas do plano. Por exemplo: procedimentos complexos podem estar disponíveis apenas três meses após a contratação do seguro saúde empresarial.

É importante explicar claramente como ela funciona para os colaboradores, garantindo que todos estejam cientes das limitações temporárias e possam planejar o uso dos serviços de saúde de acordo com essas regras.

Além disso, se o contrato tiver menos de 30 vidas, as pessoas podem estar sujeitas a receber uma carência de 24 meses para doenças pré existentes (no mercado, isso é chamado de Cobertura Parcial Temporária, ou CPT).

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A decisão de contratar um plano de saúde empresarial é estratégica para promover o bem-estar dos colaboradores e fortalecer a imagem da empresa.

Ao longo deste artigo, você conheceu todos os aspectos importantes para entender e implementar um seguro saúde empresarial de qualidade.

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