Seguro Saúde Empresarial

Seguro Saúde Empresarial: como funciona e benefícios

Médico consultando paciente em um hospital

O seguro saúde empresarial, também chamado de plano de saúde empresarial, é um benefício corporativo muito valorizado pelo trabalhador e, portanto, uma interessante ferramenta estratégica para as empresas atraírem e reterem talentos.

Esse tipo de serviço também impacta na qualidade do trabalho executado pelos profissionais e no bem-estar corporativo. Além disso, os custos de saúde hoje no Brasil são muito elevados e o plano é um conforto e uma segurança para o profissional.

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o seguro saúde empresarial. Acompanhe!

Como funciona o seguro saúde empresarial?

O seguro saúde empresarial é um plano de saúde coletivo contratado pelas empresas para oferecer assistência médica e hospitalar aos colaboradores.

O benefício pode incluir cobertura odontológica e de outras especialidades, dependendo do plano escolhido. Veja como isso funciona, a seguir:

Contratação

A contratação envolve a escolha do plano mais adequado às necessidades dos colaboradores e da empresa. É necessário, para isso, apresentar documentos legais e informações sobre os funcionários que serão beneficiados.

Vale observar que algumas seguradoras exigem um número mínimo de colaboradores para viabilizar o processo de contratação. Atualmente, é possível contratar um plano de saúde corporativo para duas vidas.

Coberturas

Os planos têm ampla variedade de cobertura, que pode ser escolhida conforme a necessidade e o orçamento disponível da sua empresa. Veja algumas opções:

  • Ambulatorial: consultas médicas e exames;
  • Urgência e emergência: atendimento de pronto-socorro.
  • Hospitalar: internações, cirurgias e tratamentos em ambiente hospitalar;
  • Odontológica: atendimento odontológico preventivo e curativo;
  • Outras especialidades: fisioterapia e psicoterapia, entre outras.

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Adesão dos colaboradores

A adesão dos colaboradores ao plano de saúde empresarial é simples e, geralmente, envolve a participação ativa do RH da empresa, que coordena a inclusão dos funcionários e seus respectivos dependentes — como cônjuges e filhos. É necessário fornecer as informações sobre os beneficiários para a seguradora.

Existem dois tipos de tabela: a) a compulsória, onde é necessário entrar 100% do FGTS, 100% da fatura anterior ou 100% de uma categoria; b) a opcional, onde adere ao plano quem possui interesse. Geralmente, esse segundo cenário se aplica para empresas que não custeiam 100% do plano.

Custos e financiamento

Os custos do seguro saúde empresarial podem ser divididos entre a empresa e os colaboradores. Ou seja, supondo que a empresa arca com 50% do valor do plano, se o valor mensal é de R$ 500,00, é descontado mensalmente R$ 250,00 do colaborador.

Já a co-participação é o custo que é repassado ao colaborador toda vez que houver a utilização do plano. Ou seja, imagine que um colaborador, em um determinado mês, utilizou o pronto-socorro pelo plano. Além dos R$ 250,00 mensais, ele terá o custo dessa utilização que geralmente não é alto, em torno de R$ 30,00 por serviço utilizado. A maioria das co-participações possui um valor teto.

A co-participação tem sido utilizada por diversas empresas para diminuir a sinistralidade e aumentar o uso consciente do plano de saúde.

No modelo de cobertura total, a empresa cobre integralmente os custos do benefício.

Processos administrativos e gestão do seguro

A gestão eficiente do seguro saúde ajuda a maximizar os benefícios do serviço, com soluções mais personalizadas para as necessidades da empresa. Saiba como isso pode ser alcançado:

Gestão interna

As empresas utilizam ferramentas e sistemas específicos para administrar o plano de saúde, monitorar os custos e garantir que os colaboradores estejam cadastrados.

Para isso, elas devem contar com portais de autoatendimento, integração com os sistemas dos provedores de planos de saúde, ferramentas de BI (Business Intelligence) para monitoramento estratégico, entre outros recursos.

Relacionamento com a seguradora através da corretora

O RH ou departamento administrativo deve manter contato direto com a corretora para resolver dúvidas e atualizar informações relacionadas ao plano.

Os principais pontos que podem demandar essa comunicação são:

  • Esclarecimentos sobre cobertura e elegibilidade;
  • Atualização de políticas e procedimentos;
  • Renegociação de contratos;
  • Gestão de reclamações;
  • Resolução de sinistros.

É recomendado que a equipe de RH tenha um ponto de contato definido para interagir diretamente com a corretora, melhorar o relacionamento e garantir a agilidade necessária.

Atualização de planos

Regularmente, a empresa pode revisar e atualizar os planos de saúde para garantir que continuem atendendo às necessidades dos seus colaboradores.

Isso pode acontecer por mudanças no contexto econômico e de mercado, recebimento de propostas de concorrentes, negociação de taxas e coberturas, avaliação anual, entre outras questões.

Renovação e cancelamento

As regras para renovação e cancelamento variam entre as seguradoras, mas geralmente envolvem notificações prévias com uma antecedência mínima de 60 dias e avaliações de desempenho do plano feitas pelos colaboradores.

Caso o contrato não seja renovado, é importante que o RH conduza o processo com o máximo de clareza possível, informando aos colaboradores com antecedência sobre as mudanças no serviço.

Benefícios do seguro saúde empresarial

O seguro saúde empresarial beneficia tanto os colaboradores quanto as empresas, influenciando na qualidade de vida dos profissionais e na entrega de resultados.

Para a empresa

Os benefícios para a empresa vão desde a contratação de novos profissionais até a redução de ausências. Saiba mais:

Atração e retenção de talentos

O plano de saúde empresarial é um diferencial competitivo para atrair e reter colaboradores qualificados. Principalmente, no contexto atual, em que os candidatos às vagas de emprego estão cada vez mais interessados nos benefícios oferecidos pelas empresas.

Produtividade e saúde

Colaboradores saudáveis são mais produtivos e engajados. Dores ou outros incômodos físicos podem afetar a produtividade e a qualidade das tarefas realizadas no ambiente de trabalho.

Redução de ausências

O seguro saúde empresarial contribui com a redução do absenteísmo, pois os colaboradores têm acesso rápido e fácil a serviços médicos.

Dessa maneira, as faltas decorrentes de problemas de saúde ocorrem com menos frequência e de forma planejada.

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Para os colaboradores

Além dos benefícios para a empresa, o plano de saúde empresarial também possui vantagens individuais para cada colaborador. Saiba mais:

Acesso à saúde de qualidade

O plano de saúde empresarial proporciona acesso a uma rede ampla e de qualidade de serviços médicos. Isso permite que os profissionais e seus dependentes cuidem da saúde com mais eficiência e sem estresse.

Segurança e tranquilidade

O acesso a uma cobertura médica de qualidade traz mais segurança para os colaboradores e seus dependentes.

Problemas de saúde podem prejudicar o desempenho do profissional e acarretar em faltas no trabalho, prejudicando o dia a dia na empresa, e comprometendo sua qualidade de vida.

Economia

O seguro saúde empresarial reduz as despesas médicas do colaborador, permitindo que ele economize em consultas e tratamentos hospitalares. Consequentemente, isso pode servir também como uma vantagem financeira.

Afinal, com menos despesas médicas, o colaborador evita o estresse causado por problemas financeiros e, consequentemente, não tem nenhuma consequência negativa no trabalho por problemas pessoais envolvendo dinheiro.

O seguro saúde empresarial é um excelente investimento!

O seguro saúde empresarial beneficia tanto a empresa quanto os colaboradores.

Ao proporcionar acesso a cuidados médicos de qualidade, as empresas podem melhorar a satisfação e a produtividade de sua equipe, ao mesmo tempo em que atraem e retêm talentos.

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